Associação é uma organização com personalidade jurídica resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas para a realização de um objetivo comum.
As associações podem ser usadas para os mais diversos fins, como veremos a seguir:
Sociedade de Apoio Mútuo ou ajuda mútua é um termo usado na teoria da organização para indicar um voluntário intercâmbio recíproco de recursos e serviços para o benefício mútuo. Auxílio judiciário mútuo é sem dúvida tão antiga quanto à cultura humana, uma parte intrínseca das pequenas sociedades comunais. Desde o alvorecer da humanidade, até muito além da invenção da agricultura, os humanos eram caçadores e coletores, a troca de trabalho e recursos para o benefício de grupos e indivíduos era, e ainda é, algo comum. Um exemplo de Sociedade de Ajuda Mútua moderna são as sociedades secretas, como a Maçonaria.
As Associações de Bairro são entidades importantes como auxiliadoras e fiscalizadoras da administração pública, principalmente da administração municipal. No Brasil esses tipos de associações tornaram-se comuns como instrumentos de reinvidicação dos direitos dos cidadãos, mas também promovem festas e confraternizações entre seus associados e moradores do local.
As Organizações Estudantis são entidades que desde a década de 60 no Brasil tem lutado pelos direitos não só dos estudantes, mas dos cidadãos brasileiros em geral. Esses tipos de organizações tem hoje um papel fundamental como reguladoras da educação no país, possuindo voz ativa principalmente nas universidades.
Para criar uma associação para funcionar como uma Sociedade de Ajuda Mútua, como uma Associação de Bairro ou como uma Organização Estudantil você irá precisar dos seguintes documentos:
Ata de Fundação
Estatuto
Edital de Convocação
Relação dos Associados Fundadores
Relação dos Componentes da Diretoria
Requerimentos
Manual Prático de como abrir uma PJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário